Portugal é uma democracia representativa, o que significa que o povo elege seus representantes para tomarem decisões em seu nome, as eleições em Portugal ocorrem a cada quatro anos, para a Assembleia da República, o parlamento português.
Em Portugal, o sistema eleitoral é proporcional de lista aberta. Isso significa que os eleitores votam em um partido, e não em um candidato específico, o partido que obtiver a maior quantidade de votos recebe a maioria das cadeiras no parlamento.
O voto é obrigatório para todos os cidadãos portugueses maiores de 18 anos. O voto é secreto e realizado em urnas eletrônicas, o processo eleitoral começa com a campanha eleitoral, que dura 15 dias. Durante a campanha, os partidos políticos apresentam seus candidatos e suas propostas para o país.
No dia da eleição, os eleitores vão às urnas e votam em um partido. O partido que obtiver a maior quantidade de votos recebe a maioria das cadeiras no parlamento.
Os resultados das eleições são anunciados no dia seguinte à votação. O partido que obtiver a maioria absoluta dos votos (mais de 50%) tem o direito de formar o governo. Se nenhum partido obtiver a maioria absoluta, é formado um governo de coligação entre dois ou mais partidos.
As últimas eleições legislativas em Portugal ocorreram em 30 de janeiro de 2022. O Partido Socialista (PS) obteve a maioria absoluta, com 42,1% dos votos e 120 cadeiras na Assembleia da República. O Partido Social Democrata (PSD) ficou em segundo lugar, com 27,8% dos votos e 80 cadeiras.
As próximas eleições legislativas em Portugal estão marcadas para 10 de março de 2024.
Entre em contato com o nosso escritório: faleconosco@quincascidadania.com / (11) 91448-0338
Acompanhe nossas redes sociais: @quincascidadania!