Cidadania portuguesa para filhos adotivos: é possível?

A adoção é um ato de amor que une uma criança a uma família, no caso de filhos adotivos, é possível que eles tenham direito à cidadania portuguesa, caso sejam adotados por cidadãos portugueses.

Para solicitar a cidadania portuguesa para filhos adotivos, é necessário cumprir os seguintes requisitos:

  • A adoção deve ter sido concluída antes da maioridade do filho, ou seja, antes que tenha completado 18 anos;
  • A sentença judicial estrangeira que confirmou a adoção deve ser reconhecida por um Tribunal de Portugal;
  • O filho deve ter ligação efetiva à comunidade portuguesa.

A ligação efetiva à comunidade portuguesa pode ser comprovada por meio de documentos que demonstrem a integração do filho na cultura e na sociedade portuguesas, alguns exemplos de documentos que podem ser apresentados são:

  • Certificado de matrícula em escola portuguesa;
  • Certificado de participação em atividades culturais ou esportivas portuguesas;
  • Certificado de residência em Portugal;
  • Passaporte português.

O processo de solicitação da cidadania portuguesa para filhos adotivos deve ser iniciado no Consulado de Portugal no país de residência da criança, o processo é composto por duas fases:

  • Reconhecimento da adoção: O primeiro passo é reconhecer a adoção no país de destino. Para isso, é necessário apresentar a sentença judicial estrangeira da adoção ao Consulado de Portugal.
  • Aquisição da nacionalidade: Após o reconhecimento da adoção, o filho pode solicitar a aquisição da nacionalidade portuguesa. Para isso, é necessário apresentar os documentos exigidos pelo Consulado.

A cidadania portuguesa para filhos adotivos é um direito garantido pela legislação portuguesa, o processo de solicitação pode ser um pouco complexo, mas é possível obter a cidadania portuguesa para os filhos adotados.

Para facilitar o processo de solicitação da cidadania portuguesa para filhos adotivos, é importante contar com o apoio de um advogado especializado em direito de nacionalidade, oadvogado poderá orientar os pais sobre os requisitos do processo e ajudar a reunir os documentos necessários.

Entre em contato com o nosso escritório: faleconosco@quincascidadania.com / (11) 91448-0338

Acompanhe nossas redes sociais: @quincascidadania

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *