A Quincas Cidadania Portuguesa, está pronta para não só te assessorar na realização do seu sonho, mas também te contar as histórias de Portugal, ou melhor, o império português!
Para começar nosso texto, devemos lembrar que o império colonial português é considerado o mais antigo dos impérios europeus, sendo levado desde 1415 até 1999. O império resume-se no mais antigo e também o mais longo, porém, curiosamente, durante toda a sua história, nunca Portugal se auto denominou um império.
O Império Português deixou muitas heranças, entre elas o fato de que hoje em dia mais de 200 milhões de pessoas falam a língua portuguesa em todo o mundo.
Ainda enquanto o latim “vulgar” era falado e escrito por todo o território, consistindo de variações, o latim culto era utilizado nos documentos oficiais, porém no século 13, quando Portugal já se acostumava com seu reino independente, sua língua foi utilizada pela primeira vez na redação de dois documentos, sendo eles a Notícia do Torto e Testamento de D. Afonso II. Nestes documentos surgia a língua portuguesa, trazendo a identidade nacional do reino de Portugal.
Dois séculos depois, com o início da expansão marítima e a formação do império de Portugal, a língua portuguesa se tornaria uma língua franca entre a Ásia, África, América e Europa, quer dizer, a língua usada por todos os povos (inclusive por outros reinos europeus) para manter as relações comerciais e a administração de rotas, colônias e feitorias.
Foi isso que fez do português a quinta língua mais falada no mundo hoje em dia.
Gostou desta curiosidade? Siga nosso blog e acompanhe as atualidades de Portugal!