Você já ouviu esse termo no seu dia – a – dia? Bom, muitas pessoas se perguntam sobre ser residente em Portugal e suas obrigações, e também, muitos daqueles que procuram mais informações do país, não sabem o significado e a importância de ser um residente fiscal em Portugal. Por isso, hoje, nossa equipe de especialistas no assunto, se reuniram para explicar seu significado!
O que é um Residente Fiscal?
Para esclarecer, um residente fiscal é aquele que é identificado pelas autoridades como um residente habitual no país. Esta pessoa só pode ser considerada como Residente Fiscal a partir do momento em que ultrapassa os 183 dias em Portugal e tem sua moradia.
Deste modo, quando alguém se torna Residente Fiscal, o mesmo é obrigado a pegar impostos e declarar seus rendimentos de acordo com as taxas em vigor.
O que preciso para me tornar um Residente Fiscal?
No geral, você precisa ter dois requisitos para se tornar um residente fiscal, sendo eles: passar mais de 183 dias por ano no país luso, sendo eles consecutivos ou não. O último requisito é ter um cônjuge ou parceiro, ou também, um dependente que viva em Portugal. Se a pessoa atender a qualquer um dos critérios acima, deve registrar-se como residente fiscal.
Quais impostos precisarei pagar sendo um residente?
No total são seis impostos que você precisará pagar:
- IRS: Imposto sobre Rendimentos das Pessoas Singulares;
- IVA: Imposto sobre Valor Acrescentado;
- IRC: Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas;
- Imposto de Selo;
- IMI: Imposto Municipal sobre Imóveis;
- IUC: Imposto de Circulação.
Residente Fiscal x Cidadão português:
Com a cidadania portuguesa você deixa de se preocupar com datas e impostos, mas sim, aproveita de todos os benefícios que o passaporte português lhe proporciona!
Torne-se um cidadão do mundo!
Claro, cidadania significa investimento, porém, investimento significa resultados. Esses resultados, vindos da sua conquista como cidadão português, já fará diferença desde o primeiro dia desta conquista, lhe dando mais de um benefício, entre eles, estão:
— Residir na Europa;
— Intercâmbio;
— Fila especial;
— Estudar na Europa;
— Qualidade de vida;
— Trabalhar na Europa;
— Repassar na cidadania;
— Livre circulação;
— Cidadão europeu;
— Saúde de qualidade.
Se surpreendeu? Mas calma, as vantagens não acabam por aqui!
Outra vantagem que consegue mudar sua vida é o ganho do passaporte português, sendo um grande benefício. O passaporte português esta entre o Top 7 mundial, liberando quem o tem para 188 países sem a necessidade de um visto e ao redor da Europa, este passaporte está no Top 1 dos mais requisitados por brasileiros que desejam ter uma cidadania europeia, e agora, você pode ser um deles!
Como já listados à cima, com este passaporte poderoso, você poderá aumentar a sua qualidade de vida, e caso você não esteja sozinho nesta jornada, fique tranquilo, essa qualidade de vida pode ser passada para seus filhos, netos e até cônjuge! Nós sabemos, que hoje em dia, empresas multinacionais procuram aqueles com mais experiências e até com maior disponibilidade de trabalho. — Quer melhor oportunidade do que, além de residir na Europa, trabalhar por lá? – e se você quer ampliar seus estudos, expandir seu conhecimento mundo afora, literalmente, esteja com as malas prontas, pois Portugal está te esperando com universidades ótimas!
Sim, isso parece bom demais para ser verdade, mas o investimento em uma cidadania portuguesa, pode ser o passo inicial para, no futuro, você se orgulhar das suas ações e se orgulhar de ver que essas situações podem se aplicar não só para você, mas também para seu pequeno sonhador ou até para quem está com você em todas as situações(como é o caso da cidadania por matrimônio)!
Outra coisa que devemos citar é o sistema de saúde que mesmo sendo separada entre pública e privada, a saúde pública de Portugal é realmente de qualidade, diferente do que acabamos vendo aqui no Brasil.
Agora, um grande investimento, requer muita segurança, já que o processo de retirada da cidadania portuguesa pode ser tão burocrático e complexo quanto imagina, por isso, além de documentos e histórias, é necessário ter ao seu lado, uma consultoria especializada no assunto, que honre a responsabilidade depositada pelos seus clientes, realizando seus serviços com comprometimento e ética. Por isso, sem dúvida, a sua melhor escolha é realizar o processo de cidadania portuguesa com a consultoria da Quincas Cidadania Portuguesa!
Realize a mudança do seu futuro, com a ajuda do seu passado, com o apoio de uma plena consultoria especializada!
Entre em contato com o nosso escritório: faleconosco@quincascidadania.com / (11) 91448-0338
Acompanhe nossas redes sociais: @quincascidadania!