Nós, aqui no Brasil, sempre acabamos nos perguntando se há uma grande diferença no quesito línguas entre o nosso país e Portugal. Isso acontece por nossas línguas serem bem parecidas, porém, sim, existem algumas diferenças que nós, da Quincas Cidadania Portuguesa, vamos te mostrar nesta matéria!
De modo geral, podemos falar que existem duas diferenças entre o português do Brasil e de Portugal, que é a fonética e a parte da grafia, ou seja a pronúncia e a escrita.
A parte fonética:
A parte fonética, é no geral, a forma como se pronunciam as palavras e isso acontece diariamente, já que o português de Portugal tem as pronúncias bem mais puxadas, ao contrario da nossa, que é uma pronúncia mais simples.
A parte da escrita:
A parte da escrita é a mais diferente da nossa e misso podemos mostrar vários exemplos. O nosso famosos café da manhã é chamado, em Portugal, de “Pequeno-almoço”, ou outro exemplo, o nosso ponto de ônibus é conhecido lá como “paragem”. Há outras palavras chaves do nosso dia-a-dia, como:
- Xícara: Chávena;
- ônibus:autocarro;
- suco: Sumo;
- Sorvete: Gelato;
- Vitrine: Montra;
- Geladeira: frigorífico.
Por que tanta mudança?
Se procurarmos bem, vamos ver que existem milhares de diferenças, tanto fonéticas, quanto escritas e isso acontece pela história da colonização e misturar de povos que se encontraram por aqui e foram mudando as pronúncias e até mesmo mudando o significado de palavras.
Apesar de muito parecidos, ao entrar em Portugal para iniciar uma nova fase na sua vida, você perceberá uma enorme diferença, até porque, assim como aqui, existem gírias que você só aprenderá com o tempo ou até mesmo com aulas!
Agora que você já sabe das diferenças entre o português do Brasil e de Portugal, já pode tirar o seu obstáculo e iniciar hoje a realização de ser um cidadão do mundo!
Realize a mudança do seu futuro, com a ajuda do seu passado, com o
apoio de uma plena consultoria especializada!
E-mail: faleconosco@quincascidadania.com
Celular: (11) 91448-0338