Se você tem o sonho de portar o passaporte português, também tem o sonho de iniciar uma nova jornada de realizações de sonhos e uma nova jornada de trabalho, muitas das vezes, entram nesta lista! Hoje, nossa equipe veio lhe contar todas as novidades sobre a possível jornada de quatro dias de trabalho!
Portugal, assim como outros países, é um lugar trabalhador até demais, mas agora, isso pode mudar!
A notícia publicada no jornal brasileiro, neste início de mês, mencionou a junção de Portugal a outros países da União Europeia e aos Estados Unidos para a realização de teste de semana de trabalho de apenas 4 dias, ao invés de 5 dias, como atualmente.
Uma brasileira, convidada pelo jornal, comentou sobre como os Portugueses são pontuais, e como os mesmos trabalham. Ela comenta sobre a questão da disposição de ficarem até mais tarde em seus trabalhos, quando necessário, mas também comentou do desejo de realizar este teste, caso sua empresa atual aceite esta iniciativa!
Renata, que mora em Portugal desde 2019, comentou “Seria muito interessante e agradável ter mais um dia para viajar, ou mesmo para ficar à toa. Principalmente porque é um dia de semana. Então, as coisas estão funcionando e você pode resolver problemas: pode ir à junta da freguesia (uma espécie de subprefeitura); pode ir ao consulado. Não precisa fazer isso no meio do seu trabalho”.
Até a publicação da matéria no jornal, mais de 80 empresas já aderiram ao teste, que será iniciado em junho.
A matéria esclareceu que o teste tem como regra as empresas se comprometerem a efetivamente encurtar a jornada dos funcionários, e não apenas a redistribuir as horas do dia de folga entre os quatro restantes. Também não pode haver redução de salário.
Pedro Maia, economista português, diz sobre o grande foco do teste ser revelar as métricas de impactos na empresa. O mesmo cita que apesar de conquistar um funcionário mais descansado, o qual trabalharia com maior produtividade, isso não seria suficiente. Segundo o mesmo, que é professor no Reino Unido, “Muitas vezes os ganhos de produtividade vêm da redução de outros custos. Pode ser, por exemplo, a redução dos custos de energia: a empresa fechará às sextas-feiras, então gasta-se menos. Pode ser com menos erros, pois quando uma pessoa trabalha muitas horas, tende a cometer mais erros, e isso resulta em processos e em reclamações de consumidores.”
Na matéria, a ONG 4 Day Week Global divulgou alguns resultados de um teste já realizado. De modo a surpreender, 92% das empresas concordaram em manter os quatro dias, além disso, as mesmas perceberam um aumento significativo em seu faturamento. Em outro teste similar, de 33 empresas, 27 decidiram manter a semana com apenas 4 dias. Na notícia, ressaltaram que o número de horas trabalhadas caiu, e assim, os trabalhadores ficaram muito satisfeitos e atribuíram a nota de 9.1!
O economista também revela que este modelo também pode movimentar ainda mais a economia de Portugal, já que, com um dia extra de descanso, as pessoas podem viajar, consumir diversos modos de descanso, mas também podem resolver seus problemas.
Comente o que achou desta nova jornada!