Quando vamos nos mudar para outro país, pensamos, claro, na nossa saúde, nos atendimentos, e claro na qualidade de gira ao redor dessas áreas. Por isso, pensando em você, como sempre, nós da Quincas Cidadania trouxemos algumas respostas ao redor do Sistema de Saúde de Portugal! Continue a leitura e descubra alguns pontos dessa área tão importante!
Existe saúde pública de Portugal?
Essa é a primeira pergunta que se procura a resposta e claro, existe sim! Existe saúde pública com acesso universal em Portugal, o SNS (Sistema Nacional de Saúde). Entretanto, apesar de ser pública, ela não é totalmente gratuita, mas o valor pago pelo atendimento médico, em quase todas as situações, é gratuito. Recentemente (em junho de 2022), o SNS extinguiu a cobrança de quase todas os atendimentos.
Nos casos que exista um valor que precise ser pago, o valor é baixo e acessível. Se a moradia dos seus sonhos é em Portugal, saiba que o atendimento público é de qualidade e pode ser acessado em condições de igualdade.
Você é um isento das taxas?
Apesar do sistema ser público, como dissemos, nem tudo é de graça, ainda mais pelas taxas moderadoras, mas, ainda existem aqueles que são isentos dessas taxas e você pode ser um deles.
- Grávidas e parturientes;
- Crianças e jovens até os 17 anos;
- Utentes que tenham grau de incapacidade igual ou superior a 60%;
- Doadores de sangue;
- Doadores de células, tecidos e órgãos;
- Bombeiros;
- Doentes transplantados;
- Militares ou ex-militares das Forças Armadas que estão incapacitados permanente por prestação do serviço militar;
E o sistema particular, como funciona?
Os atendimentos particulares têm valor um pouco alto. Uma consulta com especialista chega a 90€ e um atendimento de emergência chega a 100€, então, saiba que, se esse valor está alto, fique tranquilo, pois os serviços públicos são de ótima qualidade!
Como são os hospitais em Portugal?
Os hospitais de Portugal sempre funcionam de forma integrada, existindo gestões públicas que administramos mesmos em uma mesma localidade. Esse modelo facilita a integração entre as unidades de saúde e a distribuição de leitos. O encaminhamento ao hospital deve ser feito através do SNS, pelo médico de família, de modo preferencial!
Agora, um grande investimento, requer muita segurança, já que o processo de retirada da cidadania portuguesa pode ser tão burocrático e complexo quanto imagina, por isso, além de documentos e histórias, é necessário ter ao seu lado, uma consultoria especializada no assunto, que honre a responsabilidade depositada pelos seus clientes, realizando seus serviços com comprometimento e ética. Por isso, sem dúvida, a sua melhor escolha é realizar o processo de cidadania portuguesa com a consultoria da Quincas Cidadania Portuguesa!
Realize a mudança do seu futuro, com a ajuda do seu passado, com o apoio de uma plena consultoria especializada!
Entre em contato com o nosso escritório: faleconosco@quincascidadania.com / (11) 91448-0338
Acompanhe nossas redes sociais: @quincascidadania!